Por meio do "Projeto de Restauração Ambiental da Represa de Itupararanga" elaborado pelaSecretaria de Meio Ambiente de Votorantim (Sema), foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (10), as ações para a 2ª etapa de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) das margens do reservatório, o maior e mais importante manancial de água para abastecimento público de toda a região.
Na 1ª área de restauração trabalhada nos anos de 2013 e 2014, foram plantadas aproximadamente 1.000 mudas de árvores nativas, além de terem sido empregadas técnicas alternativas de recuperação, como a instalação poleiros para as aves, favorecendo a disseminação de novas mudas, e a colocação de alguns abrigos feitos com restos de corte e poda de vegetação, a fim de atraírem pequenos animais, principalmente artrópodes, que auxiliam e dinamizam os processos de recuperação ambiental da área.
Nesta 2ª área de recuperação ambiental, foram plantadas inicialmente cerca de 300 mudas de árvores nativas em APP de duas nascentes localizadas às margens da Represa de Itupararanga. A ação, que faz parte da Semana do Meio Ambiente de Votorantim, contou com o auxílio de funcionários da Sema, do projeto Reintegrar, da Votorantim Energia, e da Fibria, empresa de celulose e papel.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, explica que o plantio tem a intenção de conservar o meio ambiente do local para que aumente a capacidade hídrica da área, ajudando a represa de Itupararanga e beneficiando toda população da região. "Aqui temos duas nascentes e um córrego que fazem parte da APP da própria represa." Ele ainda contou que novos plantios serão feitos no local, chegando a plantar, no total, mil mudas.
O objetivo da Sema com as ações de recuperação e conservação ambiental no município é de propiciar a formação de corredores ecológicos, desde a área de proteção ambiental (APA) de Itupararanga até a Floresta Nacional (FLONA) de Ipanema, ligando os maiores e principais remanescentes florestais da região. "A fauna de uma área pode transitar para outra, e os fluxos gênicos das espécies são favorecidos, evitando as extinções", explica o diretor de planejamento e educação ambiental da Sema, Ricardo Naccarati.
Naccarati complementa que as ações realizadas em outras áreas de conservação e proteção de Votorantim, como no Parque das Aves e o futuro Parque dos Quatis, ajudam a interligar os remanescentes florestais da região.
Nas nascentes às margens da Represa de Itupararanga foram plantadas, conforme informou o engenheiro agrônomo da Sema, Durvalino Felix Júnior, ipê-amarelo, pata de vaca, canelinha, ipê-branco, angico, cabreúva, quaresmeira, amendoim do campo, urucum, aroeira salsa, aroeira mansa, entre outras.
Próxima ação
A próxima ação, que encerrará a Semana do Meio Ambiente de Votorantim, acontecerá no próximo domingo (14), na qual a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), fará pela primeira vez na região, das 9h às 13h, o evento socioambiental "Tem Mais Verde", em parceria com a TV Tem. Serão plantadas 400 mudas de árvores nativas na Praça Geraldo Soares Leitão (Praça do Bicicross), em uma área de 29 mil m2, localizada na Avenida Antônio Castanharo, no Parque Jataí. Para isso, toda a população está convidada a participar deste grande plantio.
Com o envolvimento das parcerias formalizadas pelas assinaturas do edital de chamamento público, a Sema oferecerá no dia diversas atividades à comunidade, tais como: educação ambiental, educação sanitária, oficinas ambientais de plantio e de reciclagem, interações educativas, distribuição de materiais informativos, feira de trocas, doação de mudas e doação de cães e gatos.
Além disso, o Projeto Integra Comunidade, coordenado pela Secretaria de Governo, acontecerá junto ao evento, oferecendo atrações musicais, recreação, alongamento, yoga, ginástica, zumba, pintura facial, orientações médicas, teste de diabetes, aferição de pressão arterial, brinquedos infláveis, pula-pula, entre outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário