sexta-feira, 3 de julho de 2015

Linha férrea vira área de utilidade pública

Notícia publicada na edição de 05/06/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A, Wilson Gonçalves Júnior
Trecho está inoperante e acabou sendo abandonado
 - ALDO V. SILVA/ARQUIVO JCS (22/1/2015)

O ramal ferroviário existente do bairro Parada do Alto até a ponte Francisco Dell"Osso, pertencente ao Grupo Votorantim, foi declarado de utilizada pública, por decreto legislativo de autoria do vereador Carlos Leite (PT). A lei, de número 1.386/2015, foi promulgada pelo presidente do legislativo, o vereador Claudio do Sorocaba I (PR). A secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba informou que embora tenha interesse em transformar o local num parque linear em conjunto com o município de Votorantim, neste momento ainda não tem nada efetivado para a realização da obra.

O ramal existente no local pertence ao Grupo Votorantim e o decreto de utilidade pública indica que a área pode ser desapropriada pela Prefeitura de Sorocaba, de forma amigável ou por intermédio de ação judicial. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, disse que o município já iniciou conversas com o Grupo Votorantim para utilizar o local e transformá-lo em parque. Em Votorantim, o Parque dos Trilhos seria interligado em duas etapas: o primeiro trecho da represa do Votocel até a sede da Prefeitura e o segundo do centro até a interligação com Sorocaba. A proposta consta do Plano Diretor de Votorantim, que está tramitando na Câmara Municipal. O projeto prevê a retirada dos trilhos, portanto não engloba o circuito do trem turístico. Ainda não há previsão de custo, recursos disponíveis e data de início das obras. Em Votorantim, um trecho da via férrea, de 2,5 quilômetros de extensão, também foi declarado de utilidade pública, com decreto de autoria do vereador Eric Romero (PPS).

Autor da proposta, o vereador Carlos Leite explicou que o decreto é uma ótima oportunidade para a Prefeitura dar uma destinação adequada para aquele trecho de solo que tanto está prejudicando os moradores da região, pois está abandonado e é utilizado como ponto comum de tráfico e uso de drogas. "Com o parque e uma pista de caminhada, conseguiremos melhorar muito a qualidade de vida dos moradores locais", afirmou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário