A concessionária Águas de Votorantim deu início ao projeto de Pontos de Coleta da Qualidade (PCQs), que foram instalados em locais estratégicos de diversos bairros do município. A ação tem por objetivo facilitar a coleta de amostras feita por técnicos da concessionária para o monitoramento da qualidade da água distribuída na cidade.
De acordo com a supervisora de Controle de Qualidade, Lorraine Borges, os pontos também serão úteis para o acompanhamento da pressão da rede em todo o sistema de abastecimento. "Nós queremos aperfeiçoar o plano de amostragem de análise diária, mapeando pontos críticos, melhorando e monitorando a qualidade da água", afirmou.
Nesta primeira etapa do projeto foram instalados 11 PCQs em áreas públicas, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas. Já na segunda etapa, que deve ser concluída ainda neste ano, eles serão instalados em outros 19 pontos.
Mensalmente são coletadas 490 amostras para avaliar os parâmetros de potabilidade da água, estabelecidos pela Portaria 2.914, do Ministério da Saúde, e pela Resolução SS 65, da Secretaria de Estado da Saúde. As análises trazem a avaliação da cor da água, turbidez, ph, residual de cloro, além das microbiológicas. A partir dos resultados obtidos, a concessionária elabora um relatório mensal, que é encaminhado à Agência Reguladora de Votorantim (Agerv) e divulgado no site da empresa.
Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV
Nenhum comentário:
Postar um comentário