Com cerca R$ 22 milhões investidos no sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto do município, Águas de Votorantim completa, nesta quinta-feira (18), três anos de operações. Desde que assumiu a responsabilidade pelo saneamento básico, a concessionária realizou diversas obras de ampliações e melhorias nos sistemas, garantindo o abastecimento a toda população, o que se verificou até mesmo durante a maior crise hídrica que atingiu todo o território paulista em 2014.
Ao longo destes anos a concessionária também aumentou o índice de esgoto tratado de 62% para 92%. Já a cobertura de esgoto coletado, que era de 67%, avançou para 98%. Uma das obras feitas pela concessionária que contribuiu com o aumento do percentual de esgoto tratado foi a do coletor tronco Fornazari, concluída este ano.
"A empresa realizou diversos investimentos que foram fundamentais para assegurar o bom serviço prestado à população, que passou a contar com mais qualidade de vida", evidenciou o superintendente da concessionária, Alex Macedo.
Uma das ações realizadas pela concessionária foi a obra de construção e interligação de dois novos reservatórios metálicos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, responsável por abastecer 70% do município. Com o aumento, a reservação da unidade passou de 2,8 milhões para 3,8 milhões de litros. Também foi modernizado o sistema de manobra dos registros desta estação e efetuada a higienização dos reservatórios, beneficiando cerca de oitenta mil votorantinenses moradores de inúmeros bairros abastecidos pela ETA.
Na região do Bela Vista, Itapeva, Vila Nova e Rio Acima foram instalados novos equipamentos nas elevatórias dos reservatórios que abastecem estes bairros, contribuindo para uma melhor distribuição de água.
A concessionária também finalizou as obras de urbanização dos pátios de quatro reservatórios do município e da captação da ETA Central. As melhorias têm o objetivo de deixar o ambiente mais seguro, bonito e agradável.
Outra obra importante realizada no sistema de água da cidade ocorreu no abastecimento da região do Itapeva, que teve sua capacidade de reservação aumentada. Foi construído e interligado ao sistema um novo reservatório, com capacidade para 500 metros cúbicos, que reforçou o abastecimento do bairro Itapeva e adjacências, beneficiando cerca de 14 mil pessoas.
Águas de Votorantim implantou uma malha de rede de distribuição de água no Cubatão, beneficiando mais de noventa famílias que residem no bairro e que passaram a contar com água encanada e tratada, obra que foi estabelecida em contrato de concessão.
Águas de Votorantim investiu na compra e implantação de macromedidores, equipamentos de medição do volume de água presentes no sistema de distribuição do município, dando continuidade ao projeto de combate às perdas de água. Para isso, a concessionária criou um setor que monitora dados e coloca em prática as ações para combater as perdas, com a utilização de projetos, equipamentos tecnológicos e equipes de detecção de vazamentos.
No sistema de esgotamento sanitário, Águas de Votorantim concluiu, em abril, as obras de implantação do coletor tronco Fornazari, beneficiando cerca de 6.500 pessoas que residem no bairro e adjacências. Com a conclusão desta obra, o percentual de esgoto tratado no município passou de 90% para 92%. No local foram instalados 1.348 metros de tubos com 300 milímetros de diâmetro, responsáveis por captar e encaminhar o esgoto para o devido tratamento.
A concessionária realizou na ETE Guimarães a cobertura do processo de tratamento preliminar com sistema de filtração, melhorias que minimizaram em 90% o odor exalado no local. Águas de Votorantim também finalizou a implantação de redes coletoras de esgoto no Jardim Archila, Ângelo Vial e Jardim Toledo e recuperou o coletor tronco no bairro Santos Dummont, melhorando significativamente a qualidade dos mananciais da região. Na ETE Votocel foi feita a limpeza na superfície da lagoa facultativa, além da restauração do sistema de aeração.
Além de tudo isso, foram instalados dois filtros biológicos nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) Ossel e 31 de Março. Com o equipamento, Águas de Votorantim eliminou aproximadamente 99% do odor exalado pelas unidades, que estão instaladas na região central da cidade.
Um novo laboratório de controle da qualidade da água foi implantado na ETA Central, enquanto o laboratório para ensaios físico-químicos de esgoto da ETE Guimarães foi ampliado e modernizado.
Para os próximos anos, a concessionária pretende construir um reservatório de um milhão de litros de água que irá reforçar o abastecimento do bairro Dominguinhos. Ela ainda quer realizar obras de reforço no sistema de bombeamento responsável por abastecer a região da Vila Nova e Vila Garcia, como também ampliar a capacidade de tratamento de água da ETA Votocel.
Já no sistema de esgoto, o tratamento da ETE Votocel será ampliado e sua eficiência melhorada. Também serão construídos emissários de reforço na bacia que contempla a ETE Guimarães, que serão responsáveis por transportar o esgoto coletado na região para o devido tratamento.
A educação ambiental também é uma das preocupações da concessionária, que desenvolve diversas ações com a sociedade com o tema meio ambiente. Águas de Votorantim lançou no ano passo o Programa Olhar Ambiental, que tem por objetivo difundir conhecimentos e habilidades para a conservação do meio ambiente e uso consciente da água, gestão de resíduos e universalização do saneamento básico. A responsabilidade social também tem sido uma constante nas diretrizes da empresa, que pelo terceiro ano consecutivo participa da Campanha do Agasalho organizada pela municipalidade.
Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV
Nenhum comentário:
Postar um comentário