A Prefeitura de Votorantim, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e
Educação, apresenta nesta sexta-feira (8) o programa Escola Sustentável.
A Educação Ambiental já é um tema transversal no currículo escolar, mas
o programa oferece uma proposta dinâmica de trabalho que proporciona a
participação ativa de alunos, professores e funcionários dentro e fora
da escola.
O lançamento será no Parque Municipal do Matão
"Jonas Domingues", às 14h30, quando as escolas participantes receberão
composteiras e coletores de pilhas para ampliar suas ações. Os
equipamentos foram doados respectivamente pelas empresas Controlflex e
Águas de Votorantim, parceiras que colaboram com o programa.
Entre
os apoiadores externos também estão a Fibria Celulose, que participará
viabilizando a execução de projetos que as escolas deverão propor ao
longo do programa e a Votorantim Cimentos que patrocinará uma premiação
ao final do ciclo.
O Escola Sustentável trabalha com nove temas
e cada um deles é desmembrado em ações que são sugeridas às escolas,
uma abordagem bastante ampla com uma metodologia sequenciada e
capacitações de professores e gestores, conforme explica o secretário do
Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite. "Estamos no primeiro ciclo com as
escolas que aderiram ao nosso primeiro convite. São unidades que já
tinham uma atenção com as questões do meio ambiente e desde março
começaram a receber capacitação e seguir o manual do programa atuando de
forma direcionada nos nove temas propostos".
Hábitos, participação e cidadania
A secretária da Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, explica que a escolha pelas crianças do ensino fundamental, com idade entre 6 e 10 anos, é estratégica. "Sabe-se que é até os 10 anos de idade que mais incorporamos aquilo que nos é apresentado como exemplo, portanto, esse envolvimento e a vivência de ações práticas voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade certamente favorece que essas crianças de hoje sejam cidadãos mais conscientes e ativos nesse contexto ao longo da vida", comentou.
Conforme a secretária, quando se trata das questões
ambientais, os resultados costumam ser obtidos a longo prazo e por isso o
foco nas crianças é tão importante. Por outro lado, o programa também
garante a motivação das crianças já que incentiva uma atuação concreta
com a apresentação e o atendimento de propostas. "Dessa forma, a criança
tem mais um estímulo já que consegue observar resultados concretos
graças à sistemática do programa", explicou.
Cada tema tem
ações sugeridas e uma pontuação que vai sendo atribuída a partir dos
relatórios descritivos e fotográficos que a escola elabora. O programa
propõe atividades práticas e teóricas e também oferece atividades
lúdicas, estimulando que as crianças observem a escola e o bairro para
identificar demandas ambientais e, principalmente, incorporem hábitos
ambientalmente responsáveis. "Ao propor soluções práticas de melhoria,
as crianças aprendem que podem e devem atuar ativamente na proteção do
meio ambiente e participar das ações de interesse da comunidade",
comentou o cientista ambiental Ricardo Naccarati, diretor de
planejamento e educação ambiental.
O primeiro ciclo do programa
vai até setembro, quando haverá uma avaliação de todas as escolas, mas o
diretor conta que várias propostas já foram apresentas e bem-sucedidas.
A Escola "Gerson Soares de Arruda", no Parque São João, solicitou a
arborização de uma área próxima e a Escola "Helena Pereira de Moraes",
no Centro, conseguiu a revitalização da margem do Rio Sorocaba em frente
a escola, em uma área que foi limpa, teve resíduos retirados e recebeu o
plantio de espécies nativas. Também houve a solicitação para a presença
de técnicos da Sema para levar informações sobre temas de interesse das
escolas, como ocorreu na Escola "Isabel Fernandes Pedroso", no Jardim
São Lucas, com uma aula expositiva sobre Resíduos Sólidos e
Biodiversidade.
As outras escolas que já estão participando do
programa são: "Profª Betty de Souza Oliveira", da Vila Domingues, "Prof.
Cândido dos Santos", no Green Valley, "Prof. Lauro Alves Lima", Jardim
Serrano, e Profª Mercedes Santucci, Jardim Novo Mundo. Todas elas já
receberam coletores de recicláveis e de óleo de cozinha.
Pedido
de um sistema para o reaproveitamento da água da chuva, remoção de
resíduos em áreas próximas às escolas, implantação de hortas, feiras de
troca para evitar o consumo e aumentar a vida útil de bens duráveis,
identificação de demandas da comunidade são algumas das ações que as
escolas já desenvolveram nos primeiros meses. Com todas as áreas de
trabalho propostas pelo programa, conforme Naccarati, os benefícios e
retornos esperados são vários, desde a retirada de resíduos
irregularmente depositados na natureza, destinação correta desse
material e redução da poluição, até a redução da extração de mais
recursos naturais. Também há benefícios à Cooperativa de Recicláveis de
Votorantim (Coopervot) que recebe todo material separado para
reciclagem. "A atenção está voltada aos aspectos ambientais, sociais e
econômicos, conjunto que é chamado de tripé da sustentabilidade",
finalizou.
Os nove temas propostos pelo programa Escola
Sustentável são: Educação Sanitária, Água, Resíduos Sólidos,
Biodiversidade, Escola Sustentável, Arborização, Qualidade do Ar,
Educação Ambiental e Estrutura Ambiental. Finalizado o primeiro ciclo,
haverá uma avaliação das escolas participantes. Também está prevista a
ampliação das unidades escolares para as próximas etapas.
Secom Votorantim
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