domingo, 10 de agosto de 2014

PREFEITURA DE VOTORANTIM LANÇA PROGRAMA ESCOLA SUSTENTÁVEL



O programa Escola Sustentável desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente (Sema) com a parceria das empresas Votorantim Cimentos, Fíbria Celulose, Controlflex e Águas de Votorantim, foi lançado na tarde desta sexta-feira no Parque do Matão.

O evento contou com a presença da secretária de Educação Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, do secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite e demais secretários municipais, representantes das empresas parceiras e das sete escolas municipais participantes deste projeto inicial.

O programa trabalha com nove temas e cada um deles é desmembrado em ações que são sugeridas às escolas, uma abordagem bastante ampla com uma metodologia sequenciada e capacitações de professores e gestores. O titular da Sema, Carlos Alberto Leite, destaca que a proposta da ação é quebrar as barreiras e com isso a escola sair para a comunidade e com isso desenvolver as práticas ambientais. "Estamos no primeiro ciclo com as escolas que aderiram ao nosso primeiro convite. São unidades que já tinham uma atenção com as questões do meio ambiente e desde março começaram a receber capacitação".

A secretária da Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, destaca que a importância o trabalho a ser desenvolvido nas unidades. "Sabe-se que é até os 10 anos de idade que mais incorporamos aquilo que nos é apresentado como exemplo, portanto, esse envolvimento e a vivência de ações práticas voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade certamente favorece que essas crianças de hoje sejam cidadãos mais conscientes e ativos nesse contexto ao longo da vida", comentou.

O gerente geral de operações da Votorantim Cimento, Unidade Santa Helena, Carlos Alberto Ayres Magalhães, destacou a parceria firmada para a realização do programa. "Nossa proposta é justamente em valorizar a questão ambiental, cultural e histórica desta cidade", disse.

Cada tema tem ações sugeridas e uma pontuação que vai sendo atribuída a partir dos relatórios descritivos e fotográficos que a escola elabora. O programa propõe atividades práticas e teóricas e também oferece atividades lúdicas, estimulando que as crianças observem a escola e o bairro para identificar demandas ambientais e, principalmente, incorporem hábitos ambientalmente responsáveis.

O primeiro ciclo do programa vai até setembro, quando haverá uma avaliação de todas as escolas, mas o diretor conta que várias propostas já foram apresentas e bem-sucedidas. A Escola "Gerson Soares de Arruda", no Parque São João, solicitou a arborização de uma área próxima e a Escola "Helena Pereira de Moraes", no Centro, conseguiu a revitalização da margem do Rio Sorocaba em frente a escola, em uma área que foi limpa, teve resíduos retirados e recebeu o plantio de espécies nativas. Também houve a solicitação para a presença de técnicos da Sema para levar informações sobre temas de interesse das escolas, como ocorreu na Escola "Isabel Fernandes Pedroso", no Jardim São Lucas, com uma aula expositiva sobre Resíduos Sólidos e Biodiversidade.

As outras escolas que já estão participando do programa são: "Profª Betty de Souza Oliveira", da Vila Domingues, "Prof. Cândido dos Santos", no Green Valley, "Prof. Lauro Alves Lima", Jardim Serrano, e Profª Mercedes Santucci, Jardim Novo Mundo. Todas elas já receberam coletores de recicláveis e de óleo de cozinha.

Pedido de um sistema para o reaproveitamento da água da chuva, remoção de resíduos em áreas próximas às escolas, implantação de hortas, feiras de troca para evitar o consumo e aumentar a vida útil de bens duráveis, identificação de demandas da comunidade são algumas das ações que as escolas já desenvolveram nos primeiros meses.

Os nove temas propostos pelo programa Escola Sustentável são: Educação Sanitária, Água, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Escola Sustentável, Arborização, Qualidade do Ar, Educação Ambiental e Estrutura Ambiental. Finalizado o primeiro ciclo, haverá uma avaliação das escolas participantes. Também está prevista a ampliação das unidades escolares para as próximas etapas.
--
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário