domingo, 10 de agosto de 2014

ESCOLA SUSTENTÁVEL ATENDE REDE MUNICIPAL

Jornal Cruzeiro do Sul, Sthefany Lara, programa de estágio


Sete escolas da rede municipal desenvolverão projeto 
de meio ambiente - ERICK PINHEIRO 


As Secretarias de Educação (Sedu) e Meio Ambiente (Sema) de Votorantim apresentaram, ontem, no Parque Municipal do Matão Jonas Domingues, o programa Escola Sustentável. A intenção do programa é, nas sete escolas onde as atividades serão implementadas, levar ações aplicadas pela Sema às salas de aula.

"O projeto desenvolverá os conteúdos do programa municipal Verde-Azul com os alunos e professores, funcionários e também com toda a comunidade", explicou o secretário da Sema, Carlos Alberto Leite. "De forma prática, as crianças de seis a dez anos, das escolas participantes, receberão orientações em sala de aula e, de casa, poderão trazer óleo utilizado na cozinha e as pilhas e baterias sem carga para depositarem nos coletores que ficarão nas escolas. Da mesma forma, os dois mil estudantes aprenderão a fazer compostagem dentro da própria escola."

A secretária da Sedu, Isabel Cardoso, lembrou que os alunos envolvidos passarão por avaliações dentro do programa. "Caso contrário, fica apenas ação por ação. Queremos é que eles assimilem a importância de se cuidar do meio ambiente, da terra deles, que também é nossa", afirmou. Ainda segundo ela, os professores trabalharão com nove temas e, em cada um, será realizado ações sugeridas paras as escolas. "O programa é metódico o que garante o seu sucesso", lembrou. Em setembro, acontece uma avaliação de todas as escolas. "Aquela que tiver um destaque receberão apoio para desenvolver um projeto maior", explicou.

Alguns colégios já apresentam propostas para o projeto. A Escola Municipal Gerson Soares de Arruda, no Parque São João, solicitou a arborização de uma área próxima e a Escola Municipal Helena Pereira de Moraes, no Centro, conseguiu a revitalização da margem do rio Sorocaba em frente à escola, em uma área que foi limpa, teve resíduos retirados e recebeu o plantio de espécies nativas. Também houve a solicitação para a presença de técnicos da Sema para levar informações sobre temas de interesse das escolas, como ocorreu na Escola Isabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas, com uma aula expositiva sobre resíduos sólidos e biodiversidade. (Supervisão: Admir Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário