quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ALUNOS CONHECEM AS ESPÉCIES NATIVAS E ANIMAIS QUE HABITAM O PARQUE DO MATÃO



A importância de uma área com espécies de árvores nativas numa região próximo ao centro da cidade. Os animais e aves que vivem em liberdade em seu interior, entre outras curiosidades, são exploradas nas visitas monitoras ao Parque Municipal do Matão "Jonas Domingues". O trabalho de Educação Ambiental é desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) aos alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Na tarde desta segunda-feira (11), participaram do projeto os alunos da escola Izabel Ferreira Coelho, do Rio Acima. No parque as crianças participam de várias atividades voltadas para a educação ambiental. A proposta é fazer com que alunos explorem todo o espaço percorrendo as trilhas, além de avistar os animais que vivem em liberdade na área, como diversas espécies de aves, além dos macacos bugios.

Assim que chegaram, foram recepcionados pelos técnicos em Educação Ambiental da SEMA. Num primeiro momento ocorreu a atividade teórica quando é explicado que o espaço não é um zoológico, porém concentra algumas espécies de animais em liberdade, bem como a importância de uma área para toda a comunidade em seu entorno.

Os alunos participam ainda de um experimento conhecido como Erosão Hídrica, que explica a importância da preservação da mata ciliar no entorno dos rios e lagoas, tanto para a manutenção da qualidade das águas, quanto para a manutenção da biodiversidade. Outra prática é a "teia da vida", quando os alunos interagem por meio da distribuição de linhas de barbante interconectadas e percebem a importância de cada espécies e ou de elementos naturais para a continuidade das relações ecológicas.

Em seguida teve início o passeio pelas trilhas, onde os educadores ambientais mostram algumas espécies importantes de árvores nativas e frutíferas e sua função meio ambiente. As crianças aproveitam ainda a oportunidades para observar as aves e pequenos seres no chão da floresta com o auxílio de lupas.

Mas a grande expectativa de percorrer a trilha é avistar as famílias de bugios e quando avistada os alunos demonstram toda a alegria e empolgação. Victor Hugo, 9 anos, não escondeu a felicidade de avistar os filhotes no alto das árvores pela primeira vez. "É muito legal, alguns são pequenos e já se equilibram entre aos galhos", disse.

Maria Luíza Paes Rosa Gomes, 8 anos, disse estava maravilhada com a beleza da natureza. "Eu já tinha vindo aqui mas agora com essas explicações está sendo bem legal", disse.

As escolas interessadas podem participar do projeto, que deve ser agendado com antecedência pelo telefone (15) 3343-4076.

 
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário