sábado, 12 de julho de 2014

PREFEITURA INICIA NA SEGUNDA PROGRAMA DE CASTRAÇÃO

Publicado no jornal Cruzeiro do Sul de 10/07/2014

Proprietários dos animais poderão fazer o cadastro para castração
 gratuita até dia 31 de julho - ARQUIVO JCS / FÁBIO ROGÉRIO

O programa de castração gratuita de cães e gatos, em Votorantim, começa na próxima segunda-feira, 14. Os interessados devem se cadastrar até o dia 31 de julho, das 8h às 16h, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Santo Antônio. As cirurgias também serão realizadas a partir de segunda-feira, no CCZ, por dois veterinários do setor. De acordo com a Prefeitura, a realização dos procedimentos e dos retornos pós-cirúrgicos dos animais operados têm previsão de dois meses de duração, mas o tempo pode ser ajustado de acordo com a demanda. O atendimento será destinado, inicialmente, à região da Vila Amorim e do Votocel.

Durante o programa, realizado pela Secretaria de Saúde, em parceria com o CCZ, poderão ser castrados cães e gatos, machos ou fêmeas, com idade entre um e seis anos. Para realizar o cadastro é preciso comparecer ao local com uma cópia do comprovante de residência no nome do proprietário do animal, acompanhado de documento com foto. Se a pessoa que irá realizar o cadastro não for o titular do comprovante de endereço, será preciso levar, também, uma cópia da certidão de nascimento ou casamento. A cirurgia será agendada durante a realização do cadastro. As cadelas que no dia da cirurgia estiverem no cio não poderão ser castradas e terão o procedimento reagendado.

Segundo a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, já está comprovada a necessidade de realizar ações delimitadas para que a castração de animais alcance o retorno esperado. "Quando o atendimento é feito por regiões, fica possível realizar o melhor controle e acompanhamento dos casos. Sabe-se também que os resultados do controle da população animal são mais eficazes", conta.

Conforme a Prefeitura, os bairros Vila Amorim e Votocel foram escolhidos para dar início ao programa de castração com base em critérios técnicos, como a maior demanda pela vacinação antirrábica naquela região no ano passado, o que é um indicativo da população de animais, além das características da região. Após o atendimento de todas as cirurgias agendadas na região, o cadastramento será aberto para outros bairros da cidade. Mais informações pelo telefone 3243-3807.

Nenhum comentário:

Postar um comentário