Equipe mantida pela Prefeitura já atuou em mais de 30 casos nesse período. Ação continua até o dia 30 de setembro. |
A equipe da Operação Mata-Fogo conta com quatro agentes e tem a estratégia de combater focos iniciais de queimadas em pastagens e terrenos baldios, por exemplo. "Quando o foco se torna grande, é chamada a equipe do Corpo de Bombeiros", elucida o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite. A ação acontece anualmente e, em 2015, prosseguirá até dia 30 de setembro.
Neste ano, para ser utilizada pela Patrulha Verde e Operação Mata-Fogo, a Sema recebeu uma caminhonete Hilux, 4x4 turbo, como resultado da certificação de Votorantim no Programa Município VerdeAzul do ano de 2013 e adquirida com recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Além disso, foi recebido o kit de combate às queimadas composto por um tanque de 700 litros de água, motobomba, mangueira, abafadores, bombas costais, enxadas, facões, cantis de água, lanternas, capacetes, óculos, máscaras e luvas de proteção.
"O veículo auxiliará do mesmo modo a Patrulha Verde, outra ação da Prefeitura, a qual fiscaliza crimes ambientais, depósito irregular de entulho, corte irregular da vegetação, entre outros", explica o diretor de Planejamento e Educação Ambiental, Ricardo Naccarati.
No ano passado, de junho a setembro, a equipe do Mata-Fogo combateu 89 focos de incêndio, ou seja, não deixaram que aquelas queimadas atingissem maiores proporções, o que poderia prejudicar a flora e fauna nativas, bem como a saúde da população. Até o final do mês de julho deste ano, a Operação Mata-Fogo extinguiu 33 queimadas de pequenas ou médias proporções em Votorantim.
De acordo com o controle das ocorrências elaborado pelo 15º Agrupamento do Corpo de Bombeiros de Votorantim, por diversas vezes a equipe da Prefeitura atuou em três queimadas num único dia, principalmente em pastagens e em acúmulos de resíduos sólidos. Nestes dois meses, os bairros onde a equipe mais tem recebido chamado são: Votocel, Jardim Bandeirantes, Vila Garcia, Parque Bela Vista, Mirante dos Óvnis e região Central.
Vale ressaltar que a legislação proíbe, sob qualquer forma, o emprego de fogo em terrenos públicos ou particulares, localizados dentro dos limites territoriais do Município de Votorantim, nas zonas urbana ou rural, para fins de limpeza de terrenos, queima de mato ou vegetação seca ou verde e queima de outros resíduos sólidos, inclusive lixo e entulhos. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros ou na Sema pelos telefones 3343-4076 ou 3243-5612.
Secom Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário