Chuvas recentes contribuíram para a manutenção do reservatórioFoto: Fernando Rezende |
Inverno e tempo seco são uma das características típicas do mês de agosto, porém, de acordo com a Votorantim Energia, as chuvas recentes, e muitas vezes inesperadas, contribuíram para a manutenção do reservatório da Represa de Itupararanga, onde o volume atualmente está 7% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Seus técnicos informam ainda que o nível atual da represa é de 48%, o que não representa risco para o abastecimento de água de Sorocaba, de Votorantim e de outros municípios da região que ali fazem captação do precioso líquido.
Em Sorocaba, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que o Município possui atualmente 208.550 imóveis com ligações de água, entre residenciais, comerciais e industriais. Do volume total de água necessário para o abastecimento, o Saae capta 85% da represa de Itupararanga. De acordo com as normas estabelecidas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o volume de água que o Saae de Sorocaba capta é constante e não sofre alterações nos três mananciais existentes (represas de Itupararanga, Ferraz e Ipaneminha). A Autarquia explica, de sua parte, que na captação de Itupararanga, mesmo em períodos de estiagem, como o ocorrido no ano passado, o volume continua sendo o mesmo, não havendo necessidade de adotar medidas como racionamento ou rodízio de abastecimento, visto que o abastecimento público é sempre prioridade, em detrimento da água que é necessária para a geração de energia.
O Saae explicou ainda que a Estação de Tratamento de Água do Cerrado, nos altos da avenida General Carneiro, possui cinco grandes conjuntos de moto-bombas que fazem a pressurização da água diretamente para as redes públicas de distribuição e também para os 25 Centros de Distribuição existentes na cidade. Cada um desses Centros possui também um sistema de bombeamento que possibilita pressão suficiente para que a água chegue nos pontos altos de cada bairro. O mesmo ocorre com o sistema de distribuição da Estação de Tratamento do Éden, que possui duas grandes bombas de recalque.
NÍVEL 100% - O Saae também informou, por outro lado, que atualmente as represas do Ferraz e de Ipaneminha encontram-se com 100% do seu volume. No ano passado, devido ao longo período sem chuva, a represa do Ferraz, próxima ao bairro de Aparecidinha, junto à Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), apresentou níveis preocupantes e a Autarquia decidiu diminuir o volume de captação e implantar o rodízio 12/12 horas, uma das únicas soluções para que não houvesse risco de esgotar o manancial e se estabelecer falta de água generalizada.
Segundo dados do Climatempo, a previsão para os próximos dias na cidade de Votorantim, próxima à represa do Itupararanga, é de sol com nuvens durante o dia e chuva a qualquer hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário