quinta-feira, 8 de maio de 2014

POUPATEMPO RURAL ATENDE PRODUTORES ATÉ SEXTA

Jornal Cruzeiro do Sul, Sthefany Lara, programa de estágio


Unidade itinerante oferece cerca de 70 servidos voltados aos 
produtores rurais relacionados ao meio ambiente - ADIVAL B. PINTO


Os produtores rurais da região de Votorantim têm até sexta-feira para utilizarem os serviços oferecidos pelo Poupatempo do Produtor Rural, que pela segunda está presente no município. A unidade itinerante oferece orientação para pelo menos 70 serviços voltados a esse segmento, sendo que neste ano também passou a ser oferecido o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o cadastro no Sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) e também a emissão do formulário para o Guia de Trânsito Animal (GTA). O atendimento é realizado na praça Zeca Padeiro.

A coordenadora da unidade, Jucimara Brito, orienta que o GTA emitido pelo Poupatempo Rural é apenas para o transporte de bovinos e bubalinos e que a guia deverá ser retirada posteriormente na Casa de Agricultura, em Sorocaba. "Sem que haja o GTA, o proprietário ou o transportador não pode fazer a viagem com o animal. Caso a fiscalização pare o veículo, ele pode ter o animal apreendido".

De acordo com a coordenadora, os serviços mais procurados são referentes às linhas de financiamento; análise química, física e biológica da água; coleta; boletim diário de preços, e créditos rurais diversos como o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). O CAT foi criado em 2012, com o objetivo conciliar as atividades agrícolas com meio ambiente, disponibilizando um sistema eletrônico que contém informações sobre as posses e propriedades rurais.

A coordenadora reconhece, porém, que muitas pessoas ainda confundem o serviço oferecido pelo CAR com o Poupatempo, que disponibiliza outros serviços oferecidos ao cidadão, como a emissão de documentos como RG e CPF. "Por estar escrito no trailler a palavra Poupatempo as pessoas tendem a achar que fazemos parte do outro serviço. O que fazemos é dar informações e fazer o encaminhamento dessas pessoas", comenta.

Esse foi o caso da aposentada Floresmila de Almeida, 59, que foi à unidade móvel em Votorantim para se orientar sobre como retirar o RG. "Mesmo tendo vindo até aqui e não ter conseguido fazer o documento, valeu pela informação", afirmou. A dona de casa Inês Olegari da Silva, 36, também achou que poderia conseguir retirar o CPF de sua filha de 15 anos no Poupatempo Rural. "Eles imprimiram para mim a relação de documentos necessários para retirar o documento", disse. (Supervisão: Rosimeire Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário