quinta-feira, 29 de maio de 2014

ÁGUAS DE VOTORANTIM REALIZA MELHORIAS NA ETA CENTRAL



Foram substituídos e instalados registros nas tubulações de água tratada, trocados pistões dos sistemas responsáveis pela abertura e fechamento de comportas dos filtros e realizada a limpeza dos reservatórios

A concessionária Águas de Votorantim realizou, em maio, diversas melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, responsável por abastecer 65% do município. Foram substituídos e instalados 6 novos registros nas tubulações de água tratada, trocados 16 pistões de quatro filtros da estação e efetuada a limpeza dos dois reservatórios, que somados acumulam o volume de 2,8 milhões de litros de água.

Os quatro registros antigos do reservatório responsável por armazenar 2 milhões de litros de água foram substituídos com o objetivo de contribuir com a implantação de um novo projeto, que reduzirá as perdas de água no sistema de distribuição do município. Foram instalados, ainda, outros dois registros e realizada a troca da válvula de retenção no setor que envia água para o bairro do Rio Acima. "Tudo isso ainda vai contribuir com o serviço de manutenção nas redes de água da empresa, já que será possível fazer a setorização do sistema", contou o especialista em saneamento da empresa, João Vaz.

Também foi feita a troca dos pistões, equipamento responsável por fazer a abertura e fechamento das comportas de entrada e a saída dos tanques de filtração, descarga e retrolavagem dos filtros. De acordo com Fernando Silva, responsável pelas ETAs da empresa, os novos equipamentos oferecem benefícios ao sistema de tratamento de água. "Além de serem mais rápidos na abertura e fechamento das comportas, eles melhoram as condições de trabalho dos operadores e, principalmente, evitam o desperdício", explica.

Já o trabalho preventivo de higienização e desinfecção dos dois reservatórios da ETA, com capacidade de armazenar um total de 2,8 milhões de litros, teve por objetivo manter a qualidade da água distribuída no município. 

Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV

REQUERIMENTO VEREADOR LÊ BAEZA



O vereador Lê Baeza (PV) abordou sobre o trabalho desenvolvido pela Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot) e informou que a cooperativa não recolhe INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para seus cooperados, o que impossibilita o direito a aposentaria ou auxílio-doença, e demais benefícios. 

O parlamentar reforçou sobre o que determina a Lei Federal nº 10.666, de 08 de maio de 2003, em seu artigo 4º, em relação às cooperativas que devem arrecadar a contribuição social dos seus associados como contribuinte individual e recolher o valor arrecadado até o dia 20 (vinte) do mês subsequente, ou até o dia útil, bem como, a cooperativa de trabalho e a pessoa jurídica são obrigadas a efetuar a inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos seus cooperados e contratados, respectivamente, como contribuintes individuais, se ainda não inscritos. 

Dentre os questionamentos, o vereador solicitou informações desde quando esses cooperados estão sem recolher a contribuição e se a Administração Municipal poderá intervir para garantir o direito dos cooperados. Baeza ressaltou que no blog da cooperativa constam informações com data de 10 de agosto de 2010, que foram comercializadas 143 toneladas de produto. Trabalho esse que resultou numa média mensal de rendimento de R$ 700,00 (setecentos reais) para cada cooperado; e a última informação consta, em abril de 2014, é de que cooperados têm retirada mensal de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais).   Outra sugestão do parlamentar é orientar a cooperativa com a finalidade de realizar uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) com o objetivo de melhorar o gerenciamento da Coopervot (Req. nº 281/14)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PARQUE SANTOS DUMONT RECEBE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



O Parque Santos Dumont recebe no domingo uma campanha de educação ambiental e cidadania. Com idealização e iniciativa popular a ação é realizada pela Prefeitura de Votorantim por meio das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Urbanismo e Cultura, Turismo e Lazer. O evento será realizado na Praça "Maria José de Oliveira Martins", que fica na rua Almiro Antônio Zaniqueli, no Parque Santos Dumont, das 9h às 16h.
O projeto tem como objetivo resgatar os valores humanos ligados a boa vizinhança e promover a conscientização e sensibilização da população para cultura dos hábitos sustentáveis, tais como a coleta seletiva, coleta do óleo de cozinha e arborização do bairro. Este último faz parte de um projeto da Secretaria de Meio Ambiente denominado de "Quero Verde Minha Casa", também junto com esse projeto será realizada a revitalização da Praça.
Para a realização das ações haverá uma programação com Bandas musicais, o Palhaço Fusquinha de porta aberta, oficina de percussão com instrumento reciclável, apresentação de dança, doação de animais de estimação com CAPAS, além de exposições com "Garfos", Coeso, Iesa, Vivendo do Lixo e Unip.

Secom Votorantim

TV VOTORANTIM - ÉRICA DOMINGUES - 14 CASOS DE DENGUE NA CIDADE


TV VOTORANTIM - ÉRICA DOMINGUES - PROBLEMAS NA ESTRADA QUE LIGA OS BAIRROS NOVO MUNDO E JD TATIANA


quarta-feira, 21 de maio de 2014

ÁGUAS DE VOTORANTIM APRESENTA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


A concessionária Águas de Votorantim realizou, na última terça-feira (20), o lançamento do Programa de Educação Ambiental, do Grupo Águas do Brasil. O objetivo do programa Olhar Ambiental é difundir conhecimentos e habilidades para a conservação do meio ambiente e uso consciente da água, gestão de resíduos e universalização do saneamento básico.

Dezenas de pessoas marcaram presença no evento, entre elas colaboradores da concessionária e representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Votorantim (Agerv).

Na abertura do evento, o superintendente da empresa, Ivan Mininel, apresentou a equipe de facilitadores do programa na concessionária e ressaltou a importância da padronização das ações de educação ambiental do Grupo. Já a facilitadora corporativa do Programa Olhar Ambiental, Cintia Carvalho, detalhou a metodologia utilizada, as ações definidas, seus indicadores e metas.

Encerrando a apresentação, a facilitadora local, Ana Claudia Cabanas, mostrou o modelo que será utilizado por Águas de Votorantim, detalhando as ações escolhidas pela concessionária e as temáticas que serão desenvolvidas durante o programa este ano. 

Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV

terça-feira, 20 de maio de 2014

VEREADOR BRUNO SUGERE PISTA DE CAMINHADA E CICLOVIA NO JARDIM EUROPA

O Vereador Bruno Martins (PSDB) através do Requerimento 241/14 questiona á Administração Municipal se existem planos para a construção de uma pista de caminhada e/ou ciclovia na região do Jardim Europa. No documento Bruno fala da importância da atividade física e do grande número de pessoas dessa região que praticam caminhada regularmente.

O Vereador propõe que  a futura pista envolva as ruas Santos Pregnolato (Itapeva), as ruas do Jardim Europa e termina ao encontro das ruas do novo loteamento Jardim Cristal.
Segundo Bruno com os novos loteamentos, e o aumento do número de pessoas no local, essa benfeitoria traria muitos benefícios para a população: " Até mesmo porque pista  de caminhada contribui para a saúde com a atividade física, e dá um embelezamento maior e qualidade de vida á esses bairros".
 
THIAGO SCHIMING
Chefe de Gabinete Parlamentar

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ESCASSEZ DE CHUVA PREOCUPA VEREADORES



Publicado na Folha de Votorantim de 17/05/2014

Baixo nível da represa foi constatado ontem pelo presidente do Legislativo e pelo edil do Partido Verde

 Vereadores Heber de Almeida Martins e Lê Baeza na  represa de Itupararanga

Apesar de o abastecimento de água nas torneiras em Votorantim manter-se normal, o nível da represa de Itupararanga preocupa o Legislativo de Votorantim. O presidente da Câmara Municipal, vereador Heber de Almeida Martins (PDT) e Lê Baeza (PV) estiveram ontem, verificando “in loco”, o manancial e constataram que o reservatório vem baixando gradativamente. “Embora não exista nenhum comunicado oficial sobre uma crise de abastecimento que preocupe nossa cidade, não podemos esperar isso acontecer para cobrarmos providência”, sentenciou.

Heber lembra que a vizinha Sorocaba já convive com esse problema, e a cidade de Itu já implantou o racionamento.

Para Lê Baeza, o manancial é uma das maiores riquezas da região, pois, além de Votorantim e Sorocaba, abastece outras cinco cidades, totalizando mais de um milhão de pessoas. “Importante essa conscientização dos munícipes para que não desperdicem água”, complementou.

Mas enquanto a população colabora para economizar, o mesmo não se pode dizer do poder público, que deveria dar o exemplo. Isso porque na adutora que leva água para Sorocaba existe o “respiro” instalado na Avenida Gisele Constantino, no Parque Bela Vista, o qual jorra água todos os dias. O assunto é tema de requerimento a ser lido na sessão da Câmara desta segunda-feira (19). O autor, Heber Martins, cobra uma ação das prefeituras de Votorantim e Sorocaba para resolver o problema. “Impossível que com toda essa tecnologia disponível, não exista uma forma de “estancar” esse desperdício, comentou indignado.

NOTAS ETC E TAL ...



Publicado na Folha de Votorantim de 17/05/2014

Respeitar o ciclista
Após ter recebido pedidos de vários ciclistas que utilizam as estradas da Light e do Carafá, o vereador Marcos Antonio Alves, o Marcão Papeleiro (PT), está solicitando ao setor competente da Prefeitura a implantação de sinalização visual com placas de orientação, contendo os seguintes dizeres: “Cicloturismo – Respeite o Ciclista”, bem como sinalização de solo, para orientar os motoristas e motociclistas que transitam nessas estradas.

Movimento
O vereador argumenta que essas estradas são bastante movimentadas aos finais de semana, em razão da frequência na represa como meio de lazer, ao mesmo tempo em que também recebem ciclistas que ali realizam passeios. Menciona que as sinalizações poderão evitar acidentes, uma vez que na estrada existem trechos sinuosos, pedindo assim providências junto à Prefeitura para as benfeitorias sugeridas.

Melhorias
Já o vereador Alessandro Baeza, pergunta ao prefeito se há possibilidade de implantar, na área pública localizada no cruzamento das ruas Benedito Camargo Sobrinho e Elias Ribeiro Lopes, na Vila Santo Antonio, melhorias como calçamento, bancos, grama e bebedouros.

HEBER SUGERE CAIXAS D’ÁGUA EM TODAS CASAS



Publicado na Folha de Votorantim de 17/05/2014

O vereador Heber de Almeida Martins (PDT) teve aprovado na última sessão da Câmara, requerimento em que sugere, caso haja possibilidade, de uma parceria entre a Concessionária Águas de Votorantim e a administração municipal, visando a criação de um programa para vender, com preços atrativos, caixas d’água para as residências, e cobrá-las em parcelas incluídas nas contas de água.

A argumentação é de que muitas famílias, por não terem condições financeiras para colocar reservatórios de água em suas residências, utilizam água diretamente da rua, e, por conta disso, o consumo de água acaba sendo maior que o esperado. O vereador também acredita que, além de se evitar o desperdício, melhoraria também a qualidade de vida e saúde das famílias carentes.

Lembrou ainda, que muitas famílias utilizam caixas d’água defeituosas, com rachaduras e aberturas, que facilitam a hospedagem da larva do mosquito transmissor da dengue, pelo fato de não terem condições financeiras para a troca, ou mesmo para a manutenção adequada dos seus reservatórios.

Quando defendia a aprovação de sua propositura, Heber de Almeida Martins trouxe interessante número a respeito do assunto, informando que, das 35 mil residências de Votorantim, 10 mil delas não possuem o reservatório, ou seja, um índice que pode ser considerado elevado, daí a sua proposta na tentativa de viabilizar  a aquisição do produto.

MAU CHEIRO E MATO ALTO CAUSAM TRANSTORNOS AOS MORADORES DO ALTOS DO FORTALEZA



Publicado na Gazeta de Votorantim de 17/05/2014, Ketelyn Caldeiras (programa de estágio)

O mato alto e o mau cheiro em terrenos baldios são problemas enfrentados diariamente pelos moradores do bairro Altos do Fortaleza, localizado entre a Vila Garcia e a Vila Nova Votorantim. A situação mais crítica é na rua Áurea de Góes Vieira. Os munícipes reclamam ainda que por causa de um matagal, bichos peçonhentos adentram suas residências. “Já achei dois escorpiões dentro da minha casa, um na garagem e um perto do berço do meu filho, achei uma cobra na porta da cozinha, até cascavel já achamos na rua”, conta Miriam Bernardino enquanto mostrava os potes contendo os animais capturados.

Para o operador de máquinas Emerson Lemes, a situação é de desamparo. “Nos sentimos abandonados. Todos os dias no fim de tarde sentimos esse cheiro horrível. Já procuramos a empresa águas de Votorantim para verificar o esgoto, eles dizem que irão vir, porém nunca vi eles aqui. Fomos à Prefeitura e nos atenderam bem, mas na hora de fazer, não fazem”, lamenta o morador do bairro há oito anos.

A moradora Lindalva Linhares da silva Martins, auxiliar de almoxarifado, se emociona ao falar do bairro. “Todos os dias sentimos esse cheiro ruim, já reclamamos várias vezes, mas até agora não vimos os setores competentes fazendo vistorias no bairro. Foi uma luta para vir correios e ônibus, que aliás não passa aos domingos e feriados. Nos sentimos excluídos da população, e eu acho injusto isso, pois nós pagamos nossos impostos e queremos viver bem”, comentou.

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa que uma equipe esteve no bairro na manhã de quarta-feira (14) e que o serviço no local está programado para ser executado na próxima semana. Em nota, a Águas de Votorantim informou que não há registros de reclamações dos moradores do bairro, no SAC da concessionária, e sobre o odor exalado no local só tomou conhecimento com o contato da imprensa. Dessa forma, a concessionária enviou imediatamente uma equipe até o local para verificar o caso relatado. Foi constatado que uma rede de esgoto, localizada em um local de difícil acesso, estava obstruída. Até o final da tarde de quarta-feira (14) o serviço estaria concluído. (supervisão: Luciana Lopez)