Foram substituídos e instalados registros nas tubulações de água tratada, trocados pistões dos sistemas responsáveis pela abertura e fechamento de comportas dos filtros e realizada a limpeza dos reservatórios
A concessionária Águas de Votorantim realizou, em maio, diversas melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, responsável por abastecer 65% do município. Foram substituídos e instalados 6 novos registros nas tubulações de água tratada, trocados 16 pistões de quatro filtros da estação e efetuada a limpeza dos dois reservatórios, que somados acumulam o volume de 2,8 milhões de litros de água.
Os quatro registros antigos do reservatório responsável por armazenar 2 milhões de litros de água foram substituídos com o objetivo de contribuir com a implantação de um novo projeto, que reduzirá as perdas de água no sistema de distribuição do município. Foram instalados, ainda, outros dois registros e realizada a troca da válvula de retenção no setor que envia água para o bairro do Rio Acima. "Tudo isso ainda vai contribuir com o serviço de manutenção nas redes de água da empresa, já que será possível fazer a setorização do sistema", contou o especialista em saneamento da empresa, João Vaz.
Também foi feita a troca dos pistões, equipamento responsável por fazer a abertura e fechamento das comportas de entrada e a saída dos tanques de filtração, descarga e retrolavagem dos filtros. De acordo com Fernando Silva, responsável pelas ETAs da empresa, os novos equipamentos oferecem benefícios ao sistema de tratamento de água. "Além de serem mais rápidos na abertura e fechamento das comportas, eles melhoram as condições de trabalho dos operadores e, principalmente, evitam o desperdício", explica.
Já o trabalho preventivo de higienização e desinfecção dos dois reservatórios da ETA, com capacidade de armazenar um total de 2,8 milhões de litros, teve por objetivo manter a qualidade da água distribuída no município.
Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV