Com apoio da Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), os alunos do 8º ano da escola estadual "Senador José Ermirio de Morais" de Votorantim tiveram uma tarde de atividades voltadas à conscientização de sustentabilidade, reciclagem e meio ambiente nesta terça-feira.
O projeto "Cine Solar" levou para a praça de eventos "Lecy de Campos" uma maneira diferente de movimentar os jovens em torno desses temas, com a confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. Garrafas pets viraram chocalhos, tubos de papelão recobertos com fita adesiva se tornaram tambores, canos de pvc, baquetas e outros que se transformaram em instrumentos de sopro, sob a orientação do músico-educador Guilherme Folco.
Depois os alunos escreveram e interpretaram letras de RAP que falavam sobre a importância de reciclar para preservar, acompanhados dos instrumentos construídos por eles. Segundo a comunicóloga Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do "Cine Solar", a intenção é formar um público não só para o cinema mas, atento e participante dentro das questões ambientais, principalmente do reaproveitamento e utilização de energia sustentável.
O furgão do projeto tem placas solares capazes de gerar a própria energia e, dessa forma, promover a exibição de filmes em qualquer lugar, sem utilizar energia elétrica. De acordo com a coordenadora o veículo é uma estação móvel de arte, sustentabilidade e cinema. "Temos aqui grafite, música e filmes e trabalhamos os temas com crianças e adolescentes", explica Cynthia. O aluno Giovane Mendes, de 12 anos gostou da atividade. "Foi muito legal. Aprendi mais sobre reciclagem e fiz instrumento musical e compus uma música com meus colegas", disse ele.
Já à noite, alunos da Escola Técnica de Votorantim participaram da exibição de filmes. Num primeiro momento sobre sustentabilidade e depois o longa metragem Saneamento Básico. Na oportunidade demais interessados aproveitaram para assistirem ao filme que também foi exibido na Praça de Eventos.
Secom Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário