Neste mês de junho, a concessionária Águas de Votorantim completa dois anos de operações na cidade, com muitas melhorias no saneamento básico. O superintende da empresa, Ivan Mininel, destaca os investimentos no sistema, mas em especial no abastecimento de água, com várias obras realizadas desde 18 de junho de 2012, quando houve o início das atividades de Águas de Votorantim.
Conforme Mininel, uma das principais obras realizadas no sistema de água da cidade ocorreu no abastecimento da região do Itapeva, que teve sua capacidade de reservação aumentada. Foi interligado ao sistema um novo reservatório, com capacidade para 500 metros cúbicos, que reforçou o abastecimento do bairro Itapeva e adjacências, beneficiando cerca de 14 mil pessoas. Também foi aumentada, em 30 litros por segundo, a capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Votex, que abastece seis bairros da região e contribui com o fornecimento de água para o reservatório da ETA Central.
A concessionária ainda realizou diversas melhorias na ETA Central, responsável por abastecer 65% do município. Foram substituídos e instalados 6 novos registros nas tubulações de água tratada, trocados 16 pistões de quatro filtros da estação, efetuada a limpeza dos dois reservatórios que, somados, acumulam o volume de 2,8 milhões de litros de água. Além disso, foram instalados equipamentos, na elevatória e no reservatório que abastece a região do Bela Vista, que contribuem para uma melhor distribuição de água, beneficiando os 16 bairros da região, além de 10 condomínios.
Os registros antigos foram substituídos com o objetivo de contribuir com a implantação de um novo projeto, que reduzirá as perdas de água no sistema de distribuição do município. Os novos pistões, mais rápidos na abertura e fechamento das comportas, melhoram as condições de trabalho dos operadores e evitam o desperdício. A higienização e desinfecção dos reservatórios são preventivas, para manter a qualidade da água distribuída.
No sistema de esgoto, a concessionária instalou na ETE Guimarães equipamentos aspersores de produtos químicos e fez a cobertura do processo de tratamento preliminar, melhorias que minimizaram em 90% o odor exalado no local. Águas de Votorantim também finalizou a implantação de uma rede coletora de esgoto no Jardim Archila e a recuperou o coletor tronco no bairro Santos Dummont, levando desenvolvimento e qualidade de vida aos munícipes. Na ETE Votocel foi feita a limpeza na superfície da lagoa facultativa, além da restauração do sistema de aeração.
Segundo Mininel, entre os R$ 16,5 milhões investidos até agora, a concessionária tem procurado modernizar os sistemas para preservar e melhorar a qualidade dos serviços prestados. "Para monitorar com mais eficiência a qualidade da água distribuída no município e a eficácia do tratamento do esgoto, a concessionária ampliou, reformou e modernizou os laboratórios de análises", disse.
Um novo laboratório de controle da qualidade da água foi implantado na ETA Central, enquanto o laboratório para ensaios físico-químicos de esgoto da ETE Guimarães foi ampliado e modernizado.
A empresa deve, em 2014, aumentar ainda mais o sistema de produção de água, além de trabalhar para combater as perdas.
Na área de esgoto, segundo o superintendente da empresa, será implantado mais um coletor tronco, beneficiando 6.500 pessoas que residem no bairro Fornazari e adjacências. "Com isso, 94% do esgoto gerado no município passarão a ser devidamente tratados", diz ele, lembrando que hoje já são tratados 90%, contra 60% em 2012, quando Águas de Votorantim assumiu o serviço.
As responsabilidades social e com o meio ambiente também têm sido uma constante nas diretrizes da empresa, que apóia e incentiva ações e eventos ligados a essas áreas, como campanhas do agasalho e projetos de preservação de mananciais.
Comunicação - CAV