Publicado no blog Notícias da Cidade de Votorantim em 27/11/2015
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Educação (Seed), realizou a premiação do "Programa Escola Sustentável" nesta sexta-feira (27), no Parque do Matão. As escolas inscritas foram pontuadas mediante seu desempenho com o conteúdo programático e a unidade escolar vencedora com maior pontuação foi a Emef Sueli da Silva Paula que, além de receber certificado e troféu, ganhará um "espaço ambiental" sustentável. A segunda colocada foi a Emeief Helena Pereira de Moraes, e terceira Emeief Profa. Célia Pieroni, que também receberam troféus e certificados.
Participaram do evento o prefeito Erinaldo Alves da Silva, o secretário do Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, a secretária de Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, o diretor de planejamento e Educação Ambiental da Sema, Ricardo Naccarati, que é idealizador do projeto, além de apoiadores, diretoras, coordenadoras e professoras das escolas participantes.
O prefeito Erinaldo Alves da Silva agradeceu às Secretarias envolvidas e parceiros do projeto. De acordo com o prefeito, hoje, mais do que nunca, é propagada e ampliada a conscientização de que o homem não pode crescer dissociado da própria natureza. "Ainda hoje nos deparamos com situações de descuido com o meio ambiente. Desde coisas grandes, como podemos ver o que ocorreu na barragem de Mariana, como às vezes num processo de jogar o lixo em um terreno baldio. Por isso, precisamos ter essa conscientização e a nossa luta não termina por aqui", ressaltou.
Neste ciclo 2015, as escolas inscritas, além das vencedoras foram: Izabel Fernandes Pedroso; Maria Helena de Moraes Scripillitti e Prof. Oscar Bento Mariano, atendendo mais de 1.400 alunos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, a ideia de fazer a "Escola Sustentável" surgiu ano passado mediante o Programa Município Verde-Azul, no qual existem dez diretivas. "As crianças são propagadoras das boas ações, levando até suas casas. Além disso, fazemos com a comunidade toda tenha uma consciência. Isso dá uma segurança de que estamos no caminho certo", frisou o secretário.
Desde o seu início, em março de 2014, o "Programa Escola Sustentável" mobilizou mais de 2.500 alunos do ensino fundamental em 11 escolas municipais trabalhando com nove temas ambientais de forma teórica e prática nas Escolas Municipais de Ensino Fundamenta: Educação Sanitária; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização; Educação Ambiental; Escola Sustentável; Água; Qualidade do Ar e Estrutura Ambiental. A Sema efetuou diversas capacitações junto aos diretores, coordenadores e professores sobre os temas ambientais envolvidos.
Para a secretária de Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, acreditar em educação é acreditar no futuro, pois a esperança está nas crianças. "É uma alegria estar nesse projeto. Nós, educadores, acreditamos nessa mudança e queremos isso, um ambiente saudável. O meio ambiente é nosso e isso significa preservar a nossa vida. É um orgulho ver as escolas empenhadas e a comunidade envolvida", ressaltou.
Já o diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Sema, Ricardo Naccarati, informou que as ideias do programa foram apresentadas a todas escolas e participam do projeto as se interessam, pois a participação é facultativa. De acordo com Naccarati, houve também uma capacitação aos professores para o projeto. Entre as atividades propostas dentro de cada um dos noves temas, destacam-se: ações que visem à recuperação de um córrego ou nascente com o acompanhamento da Sema; realização de feira de trocas entre os alunos na escola; ações relacionadas à fauna doméstica da comunidade escolar; diminuição ao longo do ano no valor da conta de água da escola; e participação por parte dos dirigentes ou professores em capacitações ou eventos ambientais.
Unindo conteúdos pedagógicos e de educação ambiental, atividades lúdicas, saídas a campo e atividades práticas, o programa desperta para o exercício de ações voltadas à cidadania e à mobilização comunitária voltada, principalmente às causas ambientais e de fiscalização social da manutenção da qualidade de vida em toda a cidade.
O "Programa Escola Sustentável foi instituído pelo "Decreto Municipal Nº 4796/2014. As empresas que colaboram com o programa se cadastraram através de um chamamento público realizado pela Sema, assinando edital. As parcerias do programa são: Votorantim Cimentos S/A; Fibria Celulose; Concessionária Águas de Votorantim; ONG Pé de Planta; Poiato Recicla e Controlflex Ltda.
Secom Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário