http://ambienteconsciente.com.br/a-associacao-vuturaty-ambiental-ava/
É uma turma que vira e mexe está plantando árvores e monitorando a qualidade das águas da represa de Itupararanga. Completou 4 anos de existência e com outros parceiros, realiza ações para proteger as nascentes dos ribeirões e a natureza dos altos da Serra de São Francisco!
Conversei com o Elzo Savella, presidente da AVA e ele me contou que o aniversário foi comemorado em novembro, com o plantio de 500 mudas de árvores nativas no bairro rural do Carafá, em Votorantim. A atividade foi realizada em parceria com a Associação dos Moradores de Lagos de Santo Antonio e com o Núcleo de Estudos Ambientais (NEAS), da Universidade de Sorocaba (UNISO). “Fazemos um convite a todos que queiram participar de nossas atividades. As nossas reuniões são abertas e seria muito bom termos mais pessoas engajadas conosco”, disse Elzo.
A AVA se propõe a apontar alternativas para a sustentabilidade, realizando estudos e diagnósticos ambientais, formulando propostas viáveis e elaborando projetos adequados e adaptados à nossa realidade, promovendo a educação ambiental e criando um fórum permanente de discussões das questões ambientais em Votorantim. Elzo faz um alerta: “é necessário que os prefeitos priorizem o tratamento de esgotos em suas cidades para não poluir os rios e córregos”. O ambientalista destaca também que a Área de Proteção Permanente da (APA) de Itupararanga não está sendo protegida como deveria, “entre outras questões, é necessário recompor as matas ciliares”.
O que faz a AVA?
O nome Vuturaty tem origem na língua tupi-guarani e significa cascata branca. Foi escolhido para representar a associação como uma lembrança e homenagem à primeira entidade ambiental organizada em Votorantim e que se denominava Grupo Ecológico Cascata Branca, justamente a tradução de Vuturaty. Atualmente, a AVA tem assento no Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê representando a sociedade civil de Votorantim e da Bacia e também no Conselho Gestor da APA de Itupararanga.
Entre os mais importantes projetos já desenvolvidos pela AVA está e o Projeto Expedição Itupararanga, que resultou num diagnóstico da área da represa e foi desenvolvido em parceria com a UNISO, Prefeitura de Votorantim e o grupo Caturro Navegantes. Destaca-se também o Projeto de Recuperação das Nascentes do Cubatão, que foi executado na região do Carafá nos anos de 2010 a 2012 em parceria com a Associação dos Moradores do Lagos de Santo Antonio.
Veja aqui os vídeos no Projeto Expedição Itupararanga. O primeiro tem 22 minutos de duração e conta com informações completas, imagens sensacionais e até mesmo uma viagem no tempo, com fotos da barragem sendo construída. O segundo é um resumo bem curtinho (5’30”) com imagens das três etapas da expedição, com uma trilha sonora bem especial do Pink Floyd. Então, mergulhe nessas imagens e conheça mais sobre esse lugar tão especial e importante para todos nós. Afinal, 75% da água que abastece Sorocaba vem da represa e quem é de Votorantim, Ibuína, Piedade e Alumínio, entre outras cidades que circundam a APA, devem saber…que também dependem desta água.
Atualmente, os três projetos principais da AVA são: a implantação do Centro de Mudas, Saneamento do Bairro do Carafá e Observando os Rios.
O projeto de Implantação do Centro de Mudas e Sementes de Espécies Florestais e Medicinais da Região de Sorocaba é uma parceria entre a UNISO, UFSCar, Prefeitura de Sorocaba e AVA. O projeto teve seu pleito aprovado e será financiado com verbas federais. O objetivo é produzir mudas, sementes e cursos de capacitação para a recuperação de ecossistemas de toda a região da bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê.
Já o projeto Sistema de Saneamento do Bairro Rural do Carafá está em fase de diagnóstico e pleiteará verbas junto ao Governo Estadual. O Observando os Rios é um programa de educação ambiental e monitoramento dos rios da Fundação SOS Mata Atlântica com quem a AVA está firmando parceria para trazer o programa para nossa cidade.
As reuniões da AVA acontecem mensalmente na sede da APEVO, na rua Antonio Fernandes, nº 50, Centro, Votorantim, entidade que também é parceira da associação. A atual diretoria é formada por: presidente Elzo Savella, vice-presidente Porthos Raposo, diretor administrativo Samuel Elias de Barros, diretor financeiro José Aparecido de Oliveira e diretor operacional Miro Luz. O Conselho Consultivo é composto por Gerson Fernandes, Enio Savella e Fernando Grecco, e o Conselho Fiscal por Patrícia Sbrana, Maria Luiza Lavelli e José Mário Lacerda de Camargo.
Quem quiser participar das reuniões deve enviar um e-mail para ava.votorantim@gmail.com, e pedir informações sobre datas e horários das próximas reuniões. Participe. E ajude a preservar o nosso maior tesouro!
De minha parte, uma salva de palmas para esse grupo e seus parceiros e o meu muito obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário