quinta-feira, 3 de março de 2016

Vereador Heber Martins recebe denúncias do Aterro Sanitário de Votorantim

Na última terça-feira (01), durante a Sessão Plenária, o vereador Heber Martins (PDT), solicitou à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), informações referentes à fiscalização do Aterro Sanitário de Votorantim.

De acordo com o parlamentar, a maior dificuldade dos municípios é a implantação e a aprovação de aterros sanitários. E Votorantim neste quesito foi privilegiada nos governos dos ex-prefeitos Jair Cassola e Carlos Augusto Pivetta, pois implantaram um aterro sanitário totalmente dentro das normas ambientais e que teria uma vida útil de aproximadamente 20 anos.

Um local como esse, bem administrado pode gerar grandes benefícios sociais e econômicos. Mas, para que esses depósitos sejam encarados dessa forma, é preciso investimento em administração dos serviços de limpeza pública e destinação adequada dos rejeitos.

Porém não é o que vem ocorrendo atualmente, pois de acordo com Heber, é notória a má administração do mesmo, onde a cada momento uma equipe da Prefeitura fica responsável pelo aterro, ou seja, não existe uma sequência de gerenciamento e nem preparação técnica para os envolvidos, comprometendo assim diretamente a vida útil do local.

Segundo informações, o aterro sanitário, já está atingido sua capacidade máxima de operação, e isso causa muitas preocupações, pois a quantidade de novas residências na cidade aumentou consideravelmente nestes últimos anos, com a chegada de novos empreendimentos imobiliários.

Diante disso, o vereador Heber questionou se a CETESB tem conhecimento da troca frequente do gerenciamento do Aterro Sanitário, na atual Administração do Prefeito Erinaldo Alves da Silva, e qual é a exigência de cursos de capacitação específica para atuar na administração do local. A preocupação, também é com os envolvidos nos trabalhos diretos, pois é necessário que utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) além de um adicional de insalubridade.

Acesse o link e leia o Requerimento N° 061/2016 completo pelo link.

Fonte: Imprensa vereador Heber Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário