sábado, 26 de março de 2016

Projeto de criação de Unidades de Conservação em Votorantim é aprovado pela Fundação SOS Mata Atlântica


O projeto “Criação de Unidades de Conservação em Votorantim” da ONG “Pé de Planta”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), foi aprovado pelo edital de projetos dFundação SOS Mata Atlântica”. O objetivo é fomentar e criar Unidades de Conservação (UC) no município para fortalecer a gestão ambiental de seus territórios, investindo no planejamento e na execução de medidas que assegurem proteção e uso sustentável do ambiente natural. O edital é um presente pelos 30 anos da Fundação e conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Bradesco Seguros e Repsol Sinopec Brasil.

Unidades de Conservação são espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

Entre as principais motivações para a criação de UCs nos municípios estão a proteção da paisagem natural, a promoção de atividades de lazer, recreação, ecoturismo e educação ambiental. Além disso, as Unidades podem permitir a realização de atividades de pesquisa e ampliação do conhecimento científico, a proteção de recursos hídricos para o abastecimento das cidades como, por exemplo, bacias e mananciais.

O resultado da proteção legal de remanescentes florestais nativos no município de Votorantim, proporcionará maiores garantias de conectividade e da própria manutenção de refúgios da biodiversidade, o que contribuirá para o deslocamento e reprodução da fauna e flora silvestres existente na região.

Nessa primeira fase da seleção de 76 propostas foram aprovadas, 60% das propostas encaminhadas tinham como objetivo criar ou gerir Unidades de Conservação em ambientes terrestres da Mata Atlântica e o restante teve como alvo ambientes costeiros e marinhos, que possuem apenas 1,57% de seu território protegido na forma de Unidades de Conservação.

Habitam os municípios da Mata Atlântica 72% da população brasileira. São 145 milhões de pessoas que dependem do bioma para os serviços ambientais essenciais, como a regulação do clima e o abastecimento de água em quantidade e qualidade. E boa parte do que restou da Mata Atlântica está próximo ou inserido em regiões altamente urbanizadas.

Atualmente, a cobertura florestal da Mata Atlântica foi reduzida a 12,5% da extensão original, sendo que somente 8,5% estão em bom estado de conservação. Mais informações no site www.sosma.org.br/projeto/ucs-municipais.

Fonte: Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário