O vazamento de um produto químico, chamado ácido clorídrico, ocorrido em uma empresa de controle de resíduos químicos, localizada na rua Derli Prado Ferreira, no Parque São João, em Votorantim, por volta das 19h30 desta quinta-feira (21), causou uma fumaça branca, assustou os moradores e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado.
Por se tratar de um componente tóxico, pessoas que participavam de uma reunião religiosa em uma igreja próxima, foram orientadas a deixar o local. A rua precisou ser interditada, porém, como é uma área empresarial, não havia movimentação na noite do feriado.
Cerca de 500 litros do ácido vazaram com o rompimento do registro da embalagem de armazenamento. O componente, em contato com a água da rede pluvial, originou uma névoa branca que encobriu o bairro.
Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e 14 oficiais foram ao local. Até às 23h30, a névoa ainda era vista. Os bombeiros utilizaram roupas especiais, com nível máximo de proteção, para realizar o controle do vazamento. Se inalado em grande quantidade, o gás decorrente do ácido pode levar a morte.
Não houve vítimas. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi chamada e esteve na ocorrência para realizar análises da água e do ar, além de possíveis danos ao ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário