domingo, 15 de maio de 2016

Reunião define a composição do Conselho Municipal de Turismo

Publicação da Folha de Votorantim de 10/05/2016


Macaco circula pelas ruas centrais de Votorantim e sofre choque elétrico

Gazeta de Votorantim, 14/05/2016
Luciana Lopez


Um macaco da espécie bugio se aventurou pelas ruas centrais de Votorantim na tarde deste sábado (14/05) provocando a curiosidade de populares.

Por volta das 15h ele circulava pela rua Paula Ney, altura do número 300, quando, em contato com a rede de energia, sofreu um choque de uma descarga elétrica e caiu sobre o telhado de uma residência. Segundo moradores, ele ficou machucado, mas prosseguiu pulando de casa em casa.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, no entanto, ao chegar ao local, o macaco, que estava em uma garagem, se assustou com a presença das pessoas que o fotografavam e fugiu para perto de uma mangueira, não sendo mais encontrado.

A suspeita é que o animal tenha saído do Parque do Matão, localizado a cerca de 1 km de distância de onde o animal foi avistado.

Devido ao contato com a rede elétrica, o fornecimento de energia foi interrompido na região central afetando as retransmissões dos canais televisivos da empresa de canal à cabo Super Mídia. Todas transmissões foram restabelecidas até às 18h10. (com informações de Cláudio Saldanha/ TV Votorantim)


Águas de Votorantim conclui automação nas ETAs da cidade


A concessionária Águas de Votorantim concluiu, no final de abril, a inserção dos dados de vazão, pressão e status dos equipamentos das quatro Estações de Tratamento de Água do município. De acordo com o engenheiro Rafael D´Carlo Bernardino, a iniciativa possibilita identificar os setores onde estão tendo maior índice de perda de água e direcionar as ações para essas localidades. Antes, essas informações eram coletadas diariamente, de forma manual, em todo o sistema.

Águas de Votorantim também já deu início ao processo de instalação de telemetria nos medidores, com a inserção de dados de vazão e pressão de recalque dos equipamentos instalados nos reservatórios. Com isso, será possível acompanhar pelo Centro de Controle Operacional, a vazão de água em tempo real e extrair relatórios de dados acumulados ao longo do tempo.

“Na ocorrência de um grande vazamento ou problema com uma adutora, poderemos perceber instantaneamente a alteração do padrão de consumo e agir com maior rapidez. Também será possível identificar as vazões mínimas noturnas de cada setor, o que possibilita a detecção de setores com maior volume perdido por vazamentos”, diz Airton Brun, gerente operacional de Águas de Votorantim.

Com a finalização desta etapa de inserção dos dados dos reservatórios, a concessionária estará monitorando em tempo real a vazão de 55 macromedidores distribuídos no sistema de abastecimento de água de Votorantim, permitindo maior controle nas ações de combate a perdas de água.

Fonte: Águas de Votorantim

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Prefeitura retira 29 caminhões de entulhos da Estrada do Lajeado

Publicado em 01/05/2016 em http://www.gazetadevotorantim.com.br


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, retirou mais de 29 caminhões de entulhos e materiais inservíveis da Estrada do Lajeado, via que dá acesso aos bairros Icatu, Jardim Paraíso, Parque Bela Vista e ao Shopping Iguatemi/Esplanada.

O trabalho começou na sexta-feira passada e terminou apenas nesta segunda-feira (2). Várias máquinas foram utilizadas na ação. Todo material recolhido foi encaminhado ao aterro de inerte do município. “A limpeza constava no cronograma da Secretaria de Serviços Públicos”, afirma o secretário Angelo Danilo Albarossi.

Segundo ele, muito lixo e entulho são despejados de forma indevida no local. O acúmulo dos materiais pode causar o aparecimento de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Por isso, o secretário pede o apoio da população para que a via seja preservada limpa.

Engenheiro Danilo disse ainda que a prefeitura está programando um grande mutirão para toda cidade, que vai incluir capinação, tapa-buracos, pinturas de guias e sarjetas, troca e reparos na iluminação pública, limpeza de galerias, sinalização de trânsito, entre outros serviços. Fiscais do Poder Público, inclusive, já estão notificando proprietários de imóveis para que realizem a limpeza.

Nesta quarta-feira (4), a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estará nos bairros Barra Funda, Fornazari e Vila Irineu e Barra Funda executando o trabalho de limpeza de áreas públicas, estradas de terra e retirando entulhos.

Fonte: Secom Votorantim

Vazamento de produto químico no Pq. São João está controlado

Publicado em www.gazetadevotorantim.com.br em 01/05/2016


Valdinei Queiroz

Após o vazamento de um produto químico, chamado ácido clorídrico, ocorrido em uma empresa de controle de resíduos químicos, localizada na rua Derli Prado Ferreira, no Parque São João, em Votorantim, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou, em nota à Gazeta de Votorantim, que houve uma nova vistoria, na última quarta-feira (27), onde a situação está controlada e o resíduos permanecem devidamente recolhidos armazenados e aguardando apenas a final destinação, que deverá ser em local aprovado e licenciado pela Cetesb. No âmbito da legislação ambiental, a companhia estuda a aplicação das sanções cabíveis.

O vazamento aconteceu em 21 de abril e causou, na ocasião, uma fumaça branca, assustando os moradores do Parque São João e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter a fumaça. Aproximadamente 300 litros do ácido vazaram com o rompimento do registro da embalagem de armazenamento. O componente, em contato com a água da rede pluvial, originou uma névoa branca que encobriu o bairro. Embora perigoso para a saúde, ninguém adoeceu ou ficou ferido.

A Cetesb tomou ciência a respeito do ocorrido pela Polícia Militar e foi ao local na sexta-feira retrasada (22) e constatou o rompimento de uma bombona de ácido clorídrico, com capacidade de armazenar o volume de 1m³ do produto, de onde vazou aproximadamente 300 litros. Em razão disso, o vazamento alcançou a canaleta de drenagem e a galeria de águas pluviais. Ainda no mesmo dia, a companhia verificou que a cal contaminada com o ácido clorídrico havia sido raspada e encontrava-se devidamente entamborada em duas bombonas.

“O resíduo líquido estava sendo aspirado para um caminhão tanque da empresa Sorocaba Ambiental, que deverá mantê-lo armazenado enquanto aguarda sua destinação final.  A via pública foi lavada e os efluentes resultantes dessa lavagem foram sugados para o caminhão hidrovácuo”, finaliza a nota.

Vazamento de produto químico provoca névoa ácida no Parque São João

Publicado em www.gazetadevotorantim.com.br em 22/04/2016


O vazamento de um produto químico, chamado ácido clorídrico, ocorrido em uma empresa de controle de resíduos químicos, localizada na rua Derli Prado Ferreira, no Parque São João, em Votorantim, por volta das 19h30 desta quinta-feira (21), causou uma fumaça branca, assustou os moradores e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado.

Por se tratar de um componente tóxico, pessoas que participavam de uma reunião religiosa em uma igreja próxima, foram orientadas a deixar o local. A rua precisou ser interditada, porém, como é uma área empresarial, não havia movimentação na noite do feriado.

Cerca de 500 litros do ácido vazaram com o rompimento do registro da embalagem de armazenamento. O componente, em contato com a água da rede pluvial, originou uma névoa branca que encobriu o bairro.

Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e 14 oficiais foram ao local. Até às 23h30, a névoa ainda era vista. Os bombeiros utilizaram roupas especiais, com nível máximo de proteção, para realizar o controle do vazamento. Se inalado em grande quantidade, o gás decorrente do ácido pode levar a morte.

Não houve vítimas. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi chamada e esteve na ocorrência para realizar análises da água e do ar, além de possíveis danos ao ambiente.