segunda-feira, 18 de março de 2013

Empresa coleta 2 milhões de bitucas de cigarro

Notícia publicada na edição de 11/03/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B
Amilton Lourenço
 
O recolhimento é feito por meio de caixas espalhadas por Votorantim, Sorocaba e outras cidades do Estado

A ideia, inovadora, consiste em transformar os restos de cigarros em adubo para paisagismo e recuperação de áreas degradadas - Por: Erick Pinheiro

Constituída há pouco mais de dois anos, a empresa Poiato Recicla, de Votorantim, acaba de superar a marca de 2 milhões de bitucas de cigarro coletadas por meio de suas caixas espalhadas por Votorantim, Sorocaba e outras cidades do Estado. A ideia inovadora, que consiste em evitar que os restos de cigarros sejam lançados no meio ambiente para serem transformados em adubo para paisagismo e recuperação de áreas degradadas, foi colocada em prática no início de 2011 e vem ganhando cada vez mais adeptos. De 34 parceiros no primeiro ano, a Poiato já conta com a adesão de mais de 103 empresas públicas e privadas.


A ideia é simples e se resume em um conjunto de dispositivos para dar solução para o descarte indiscriminado de bitucas no meio ambiente. A Poiato mantém uma estrutura em que disponibiliza coletores para as empresas e ainda promove a coleta do material, realiza a triagem e garante a destinação correta. "As bitucas são encaminhadas a uma empresa de soluções ambientais qualificada e licenciada. O produto passa por um processo de compostagem para servir de base orgânica para fabricação de fertilizante. Esse composto será aplicado em áreas degradadas, para uso exclusivo em recomposição ambiental e paisagismo", explica o proprietário da empresa, Marcos Poiato. "Um material que levaria de dois a vinte anos para se decompor, em 60 dias está totalmente deteriorado por nosso processo", complementa.
A coleta periódica, informa Poiato, é tratada através de contrato de prestação de serviço com tempo determinado de acordo com as negociações de caso a caso. O custo para a implantação do projeto varia de R$ 80 a R$ 2.300. "Depende do tamanho da empresa, do número de coletores que serão disponibilizados e periodicidade da coleta", afirma o empresário. Entre os novos parceiros da Poiato Recicla em Sorocaba, estão a JCB Tratores, a Case, a Emerson e a Leroy Merlin.

Palestras e certificação
As ações da Poiato não se restringem à coleta e destinação das bitucas. Marcos investe em responsabilidade social e desde 2011 já promoveu mais de 180 palestras para estudantes e empresários sobre os benefícios ambientais trazidos pela coleta dos restos dos cigarros. A empresa também é aberta à visitação de estudantes de vários níveis de ensino e gestores ambientais. "Nosso objetivo é melhorar a cultura da população, aumentando o número de adeptos a destinar a bituca no local correto."
Em janeiro deste ano, a empresa também iniciou implantação do processo para Certificação ISO 14001. A Poiato Recicla fica na rua Domingos Arruda Ferraz, 51, bloco 4, Parque Jataí. O site da empresa é
www.poiatorecicla.com.br. Contatos podem ser feitos pelo e-mail poiatorecicla@poiatorecicla.com.br.